Home
- >
Governo Aberto
Governo Aberto em Osasco
"Transparência e Participação na Gestão Pública!"
O que é Governo Aberto
Governo Aberto é uma transformação cultural na relação governo e sociedade. A proposta é que a participação social, a transparência, a prestação de contas e o uso de tecnologia aproximem as pessoas do poder público por meio da colaboração e responsabilização para a construção da cidade que queremos ver e viver.
Uma cidade aberta melhora a prestação de serviços públicos. A população, ativa e participativa, com o acesso às informações públicas, contribui para fortalecer a democracia, o combate à corrupção e possibilita evitar desperdícios a partir da construção de políticas públicas mais eficientes.
Um Governo Aberto é colaborativo e envolve todas as pessoas.
Pilares do Governo Aberto
Democracia
Construção colaborativa
Colaboração com a população
Inovação
Tecnologia da Informação
Internet como Direito
Acesso à Informação
Dados Abertos
Portal da Transparência
Combate à corrupção
Responsabilidade
Ética
O que faz o Governo Aberto em Osasco?
Nosso objetivo é promover uma gestão transparente, participativa e eficiente, que coloque o cidadão no centro das decisões e ações do poder público. Veja algumas maneiras de como você pode participar:
Nosso Trabalho
Oficina Contando as Contas com as Autoridades Mirins
Semana de Governo Aberto 2023
Realização de Audiências
Construção de Planos Municipais
Oficinas nos Territórios
Políticas de Dados Abertos
Consulta Pública Plano Diretor
Audiência Pública de Apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos
Evento com Servidores da Saúde
Audiência Pública LOA 2024
Reunião com Gestores dos CRAS e CREAS
OGP (Open Government Partnership)
Osasco/SP - Brasil - OGP Local
Em outubro de 2020 a cidade de Osasco ingressou na Parceria para Governo Aberto ou OGP (do inglês Open Government Partnership).
A Open Government Partnership (OGP) é uma organização internacional, de iniciativa multilateral, que busca criar parcerias com governos a fim de orientá-los para a implementação do Governo Aberto. Isso é, concretizar os princípios de
transparência, participação social, prestação de contas, o combate à corrupção, o uso de novas tecnologias com linguagens fáceis e acessíveis.
Até agora, os países integrantes da OGP assumiram cerca de mil compromissos para tornar seus governos mais transparentes, participativos e responsivos.